NASA restaura vídeo do Homem na Lua com recurso de Inteligência Artificial

NASA restaura vídeo do Homem na Lua com recurso de Inteligência Artificial
NASA restaura vídeo do Homem na Lua com recurso de Inteligência Artificial. Foto: Nasa

O Homem pisou a Lua pela primeira vez há 51 anos, no dia 21 de julho de 1969, quando Neil Alden Armstrong desceu do módulo lunar e caminhou no nosso satélite natural. As imagens em vídeo captaram o momento e para a história ficará sempre a efeméride da missão Apollo 11 que alunou no dia 20 de julho de 1969. As imagens conseguidas na altura não eram de grande qualidade e a NASA, que as guarda religiosamente, fez agora um trabalho notável.

+ Aos 54 anos, Mike Tyson lutará contra um tubarão branco
+ Yellowstone tenta humor para alertar contra animais perigosos
+ Uso de capacete deixa de ser obrigatório no Missouri
+ AOC lança novo monitor de 31,5″ concebido pelo Studio F.A Porsche por R$5.700

O restauro dos filmes feitos na Lua eram uma necessidade, dado o mau estado em que se encontravam. Assim, com auxílio da Inteligência Artificial, a agência espacial deu nova vida à história do homem no espaço.

Conforme as preocupações da agência espacial, o material da época estava já sem grande qualidade. Os filmes guardados estavam em mau estado e era importante, para preservar a história, atuar por forma a manters as imagens únicas.

Para a tarefa de melhoramento das imagens foi requisitado um especialista em restauro de fotografias e filmes. DutchSteamMachine trabalhou com um sistema de inteligência artificial (IA) para melhorar o filme original das gravações Apollo, criando vídeos e imagens surpreendentemente claras e vívidas. A originalmente tiradas a 12 frames por segundo (FPS) foram aumentadas para 60 FPS:

Notícia em colaboração com o site Saiba de tudo

Back to top